16 de dezembro de 2009

O conto do pendrive Kingston falsificado

Perdi a vergonha e resolvi contar a todos o que me ocorreu semana passada. Estava eu passeando na Rua do Catete quando vi um camelô vendendo pendrive de 32Gb. Preço: 50 reais!! Uma barganha já que um pendrive com esta capacidade está custando entre R$100 e R$150,00.

Parei, olhei se a embalagem estava fechadinha, se tinha os logotipos e nomes iguais, etc. Fiquei receoso por conta do preço baixo mas não resisti: coloquei a mão no bolso e fechei negócio. Bobo, ainda perguntei para o camelô como ele conseguia um preço assim tão bom. Ele respondeu: "eu dou o meu jeito"...

Cheguei no escritório, abri a embalagem, coloquei o pendrive no Ubuntu e abri o GParted. Ele mostrou que não estava formatado mas reconheceu os 32Gb! Abri um sorriso e pensei: fiz um ótimo negócio.

Formatei primeiro em FAT32 e ele não reclamou. Depois reformatei em NTFS e copie um vídeo de 7Gb. Aí já começei a ficar preocupado pois a velocidade de gravação era bem menor do que eu estava acostumado. Pensei logo, por isso é mais barato! Deve ser uma versão mais antiga e talvez nem seja USB 2.0.

Ejetei o pendrive e coloquei em outro micro. Tremi! O pendrive estava vazio, nem formatado estava. Coloquei no meu micro e deu no mesmo. Sem arquivo, sem partição, só decepção.
Nessa hora, o pessoal que trabalha comigo já começou a rir e me zoar. Quem diria: o Josir, informático de longa data, cair nessa. Que vergonha!!!!!

Realmente dando uma olhada na Net, vi que existem relatos mundo a fora falando deste pendrive falso e que geralmente o original vem com um número de série na base da entrada USB enquanto que o falsificado não. Percebi também que o pendrive não estava abrindo nem fechando da mesma forma que outros Kingstons.

Enfim, achei importante deixar registrado aqui para que os incautos como eu não percam 50 pratas. Pior foi o cara que antes de mim, tinha comprado 4 do mesmo camelô. Esse deve estar se rasgando :))

6 comentários:

Danilo Buzar disse...

Não liga não companheiro.. Acho que como eu e vc, muitos já caíram tb nessa forma injusta de ganhar dinheiro. Eu tive o mesmo pensamento que vc qdo ví um pendrive de 8GB por R$20 na 25 de março.. Ainda cheguei a resistir alguns dias, mas logo resolvi comprar e infelizmente caí nesse golpe ridículo. Mas isso tb é culpa nossa de achar que sempre estamos levando vantagem em cima de tudo.. Da próxima vez tenho certeza que não iremos mais cair mais no golpe do "preço bom". Um abraço!

William disse...

Nossa! Você trocou? Conseguiu falar com o camelo de volta?

Josir Gomes disse...

Consegui achar o camelô 1 semana depois! Ele estava no mesmo lugar. No início ele não estava querendo trocar.

A minha sorte é que tinha uma patrulinha da PM perto da gente e eu apontei para os PMs e disse que não queria criar problema pra ele. O cara devolveu o dinheiro na hora!

Gustavo Henrique disse...

Também já cai nessa.
No meu caso foi logo assim que eles começaram a aparecer nos camelôs.
Comprei um de 32 GB, chorei o preço e de R$ 60,00 caiu para R$ 40,00. Quando chegou no escritório para testar, o mesmo não funcionava. Nem detectava. Então desmontei e surpresa... não havia nenhuma placa dentro, apenas a ponta USB. Quando voltei para trocar, o desgraçado que me vendeu já havia ido embora.
O que mais me surpreendeu foi que a embalagem estava perfeita, sem qualquer indício de violação.

Unknown disse...

Galera, mais um espertinho que achou ter feito um ótimo negócio e ainda achava que lojistas diziam que os pendrives dos camelôs eram falsos para que eles pudessem vender os seus próprios. Para a minha lição de vida, que já deveria ser válida nesses termos, caí no golpe. De início o camelô me pediu 50 reais no pen de 64 G, demonstrei falta de interesse e ele baixou para 40, depois para 30, 20 e por fim R$15,00. Olha só, que burrice não? Mas foi tentadora a proposta. Decidi arriscar porque o valor era baixo. Mesmo assim, joguei R$15,00 no lixo. Alguém faz isso? rs... Bem, pesquisei na NET vários artigos sobre o assunto e achei muitas soluções para o problema com a condição de aproveitar o pendrive com uma capacidade bem menor. Inclusive fóruns americanos bem detalhistas. Nada deu certo! Ainda combinei com o camelô que testaria o pendrive em algum micro de alguma loja próxima. Ele topou. Realmente ele indicava ter capacidade de 64 G. Mas tudo que fiz depois para tentar aproveitar de alguma forma o pendrive não funcionou. Fica a dica: não aceite nenhum de camelôs, mesmo que seja caro, barato e nem mesmo de graça. Outra coisa que percebi na NET é que a quantidade de pessoas que tomaram no ... como eu, é IMEEEEENSA!!!

Unknown disse...

Galera, mais um espertinho que achou ter feito um ótimo negócio e ainda achava que lojistas diziam que os pendrives dos camelôs eram falsos para que eles pudessem vender os seus próprios. Para a minha lição de vida, que já deveria ser válida nesses termos, caí no golpe. De início o camelô me pediu 50 reais no pen de 64 G, demonstrei falta de interesse e ele baixou para 40, depois para 30, 20 e por fim R$15,00. Olha só, que burrice não? Mas foi tentadora a proposta. Decidi arriscar porque o valor era baixo. Mesmo assim, joguei R$15,00 no lixo. Alguém faz isso? rs... Bem, pesquisei na NET vários artigos sobre o assunto e achei muitas soluções para o problema com a condição de aproveitar o pendrive com uma capacidade bem menor. Inclusive fóruns americanos bem detalhistas. Nada deu certo! Ainda combinei com o camelô que testaria o pendrive em algum micro de alguma loja próxima. Ele topou. Realmente ele indicava ter capacidade de 64 G. Mas tudo que fiz depois para tentar aproveitar de alguma forma o pendrive não funcionou. Fica a dica: não aceite nenhum de camelôs, mesmo que seja caro, barato e nem mesmo de graça. Outra coisa que percebi na NET é que a quantidade de pessoas que tomaram no ... como eu, é IMEEEEENSA!!!