28 de maio de 2009

Implantação de software livre mundo a fora

Semana passada, uma ótima notícia quase passou despercebida pelo mundo do software livre. Foi empossado como Diretor de TI do Banco do Brasil, o funcionário de carreira José Francisco Alvarez Raya e a Sra.Maria da Glória Guimarães, antiga diretora, irá provavelmente para o Nossa Caixa.

Porque essa é uma ótima notícia : porque ambos são grandes incentivadores do software livre e provavelmente vão continuar a modernização do parque do BB. Além disso, a antiga diretora provavelmente vai seguir na mesma linha de implantação do SL em mais um banco nacional. Além da infra-estrutura de servidores, eles estão com o projeto adiantado de substituição de MS-Office pelo BrOffice já 2 anos. E tem gente que diz que o BrOffice não está pronto para ser utilizado profissionalmente...

Entretanto, mesmo com todo o investimento em software livre feito pelo governo, proporcionalmente o Brasil ainda está engatinhando no desenvolvimento e migração de software livre. É o que mostra o estudo feito pela Red Hat em conjunto com uma universidade americana. Proporcionalmente, quem mais investe em software livre é a França e a Espanha!

Ou seja, mãos a obra pessoal que a gente ainda tem muito chão pela frente para implantar o mundo livre neste Brasilzão!

Nenhum comentário: