21 de abril de 2007

O Bill Gates é tão generoso...

Esta semana, vários amigos e clientes vieram me perguntar o que eu achava sobre a notícia de que a Microsoft vai vender seus programas a 3 dólares a países "em desenvolvimento". Alguns mais sarcásticos já iniciaram a conversa trombetando que o "Linux agora morre de vez", outros me perguntaram onde podem comprar os programas a este preço, etc.



Vamos com calma pessoal! Se você quer legalizar o seu Windows/Office piratão que já não consegue mais fazer atualizações automáticas no site da Microsoft, desista. Este preço só serve para lotes de mais de 100.000 licenças e está disponível apenas para governos federais.



Mas, mesmo que estivesse disponível para pessoas físicas, ele vem a versão Windows SE (Starter Edition) que é muito limitada e com uma versão reduzida do Office. Por exemplo, na versão do Windows SE, não é possível compartilhar arquivos em uma rede local, o máximo de memória que ele reconhece é 256Mb e ele limita até a velocidade de processamento!! Ou seja, quando se abre o Office, toda a memória do seu computador será consumida e ele ficará MUITO lento.



De qualquer forma, porque toda essa generosidade do Bill Gates ? Sigam o raciocínio: os governos brasileiros, europeus, asiáticos e até mesmo alguns estados americanos estão implantando Linux nas escolas. Com isso, as crianças e adolescentes estarão sendo alfabetizados digitalmente utilizando Linux. Quando crescerem, ou tiverem oportunidade de comprar um micro para suas residências, qual o sistema que irão optar? Pelo sistema que eles já estão acostumados e não terão que pagar nada ou por um sistema caro e que terão que aprender como funciona??



E quando estiverem adultos, daqui a 15 anos??? Será que eles terão o medo que os empresários têm atualmente em experimentar o Linux ?? Eles já terão experimentado o sistema na escola e, com certeza, terão menos preconceito que nós temos atualmente.



Enfim, o Tio Bill é muito inteligente e pensa longe por isso ele é o homem mais rico do mundo! Ele está abrindo mão do lucro hoje para barrar a adoção do Linux nas escolas e continuar tendo lucro no futuro.



O que vocês acham desse raciocínio ?







Powered by ScribeFire.

5 comentários:

Unknown disse...

Na realidade, só posso dizer que eu concordo com o que você falou.
Bill Gates não é bobo, e por sua vez, consegue ver muito além da maioria do pessoal do SL.
Aliás, este, acredito, ser o maior problema do SL. A maioria não o vê como deveria ser visto, um produto, que também precisa visualizar o mercado no futuro, e não somente no presente :-)

Unknown disse...

Lógico e intuitivamente correto!

Josir Gomes disse...

Olá Ataliba,
legal que vc tenha gostado do Post. Só um detalhe: o pessoal do SL não deve ver o Linux ou qq outra ferramenta baseada em licenças livres como "produtos". Essa é a lógica do software proprietário. O SL tem que ser algo bem maior que isso e não pode ficar reduzida à "lógica do mercado". Quem trabalha com SL geralmente tem horizontes maiores.

Anônimo disse...

Bill Gates não é bobo, e por sua vez, consegue ver muito além da maioria do pessoal do SL.

Como o Josir disse:

O Bill Gates vê relativamente longe. Relativamente. Todos podemos lembrar de várias situações em que ele se pronunciava como alguém que não consegue ver diante da palma do nariz (lembram qual era a postura da MS diante da internet nos anos 90?). Não foram poucas vezes que o mercado teve que gritar seus desejos até a MS acordar e ingressar no novo nicho.

Como o Josir, penso que o SL leva em consideração horizontes muito mais amplos.

Embora sua base seja uma licença legal, seu propósito é dar suporte à ética, à moral, ao individuo que participa na sociedade e à comunidade que ele faz parte, enquanto criador e/ou usuário de SW. Mas não quero repetir o que outras pessoas explicam melhor.

Então, eu não creio que seja uma boa idéia tentar entender os fundamentos do SL com um chapéu de empresário, pelo menos, em um primeiro momento.

Antes, acho importante entender estes conceitos com o chapéu de ser humano e, depois, com o chapéu de empresário: alguém que pretende gerar renda com base nestes fundamentos (nos fundamentos, não na licença, que pode ser corrompida. Veja sobre tivoization).

Do contrário, corremos o risco de pensar em SL como um produto, menosprezando os "adornos" do conceito. E daí, seria muito fácil ser tentado a subverter estes "adornos", para encaixar este produto na maneira como o mercado funciona. E este mercado costuma praticar boa dose de atividades nocivas.

Subvertendo estes valores, matamos o que representa o SL e, pior, matamos nossa própria humanidade no processo.

Sendo assim, eu faço da seguinte frase do Ataliba, minhas próprias palavras:

A maioria não o vê como deveria ser visto.

[]'s
Thiago

Anônimo disse...

A próposito, o tio bill só "não consegue ver diante da palma do nariz", porque eu acabei de acordar e não revisei o que eu escrevi ;)