3 de junho de 2011

Compatibilidade de MP3/MP4 com Linux e Ubuntu

Eu tenho 3 filhos adolescentes. Todos os 3 usam Ubuntu já que este é o único sistema que eles tem em casa. Usam sem muitos problemas, fazem seus trabalhos de escola, acessam Internet, ficam no bate-papo e baixam suas músicas via torrent.

Apesar das meninas reclamarem que o MSN não fica igual a das amigas, usam e já se acostumaram com os recursos que o Linux oferece. Meu filho já joga Cube Assault em rede com os amigos e me ganha sempre.

Entretanto na hora de usar MP3, sempre surge um problema. Até o Suffle 2nd gen (aquele quase quadradinho com o botão), o Rythmbox e o Banshee sempre funcionaram. Entretanto a partir do 3rd gen (o mais fininho sem nenhum botão), eles paráram de funcionar.

Quando o 3rd gen pifou, eu pensei: vou procurar um que seja compatível com Linux! A primeira tentativa foi um xingling parecido com o 2nd gen. Eu já tinha visto ele funcionando bem no Linux e como era R$45,00, não duvidei.

Comprei no Mercado Livre e logo ao abrir, vi uma mensagem do vendedor: para que ele funcionasse "só podia ficar 1h carregando". Coloquei ele para funcionar de primeira, copiei as músicas, uma pechincha! Qualifiquei o vendedor positivamente e...

No segundo dia de uso, eu deixei ele carregando e quando fui usar de novo, adivinhem: ele pifou!!! Não dá mais sinal de vida. Ou seja, estratégia brilhante do vendedor: quem é que vai lembra de tirar o Mp3 da USB com 1h de carga?

Ninguém. Assim quando ele pifar, eu tenho o argumento: eu avisei que só podia ficar 1h. Deixou mais tempo, o problema é seu.

Enfim, depois do prejuizo de R$45,00 fui experimentar algo melhor que o xing-ling. Comprei assim um Mp4 Philips GoGear 4Gb (Modelo SA2VBE) por R$175,00 pois tinham uns relatos na Internet de que ele funcionava bem no Linux apesar da especificação (como sempre) só indicar compatibilidade com Windows.

Pluguei ele no USB e o Ubuntu 10.10 reconheceu de primeira. Fui então no Rythmbox e.. nada. Ele não achou o dispositivo. Fui então para a Internet e achei a solução em uma lista italiana:

Na raiz do dispositivo, crie o arquivo: .is_audio_player com o conteúdo:

audio_folders=Music/
output_formats=audio/mpeg,audio/flac,audio/x-ms-wma,audio/mp4,audio/audible
input_formats=audio/mpeg,audio/flac,audio/x-ms-wma,audio/mp4,audio/audible
folder_depth=1
playlist_path=PLAYLISTS/%File
playlist_format=audio/x-iriver-pla
E voilá, você conseguirá copiar suas músicas utilizando o Rythmbox ou Banshee.

Como ninguém é perfeito, ele não reconhece os formatos ogg nem m4a


Minha recomendação: antes de comprar um MP3/MP4, dá uma olhada nessa lista de compatíveis.   que está sendo construída com aparelhos que funcionam no Linux.

Enfim, posso dizer que agora sou um usuário feliz Philips, livre do jugo da Apple, com um MP4 com rádio FM, gravador, etc.

Nenhum comentário: