10 de março de 2007

Swiftfox - exemplo de liberdade

Ontem instalei o SwiftFox - é uma versão otimizada do Firefox para Debian e para determinados processadores. Fiz a instalação sem muito entusiasmo pois achei que a melhora de performance não seria muito notável. Ledo Engano!!!



O versão otimizada para o meu processador (Athlon XP) ficou muito mais rápido que o Firefox que vem com o Ubuntu. A diferença é gritante. O interessante é que eles têm versões para Pentium M, Athlon 64, Duron e até K6-2!!!



Para instala-lo, não poderia ser mais fácil. Clique na versão do seu processador que o pacote é baixado. A partir daí é só dar duplo-clique sobre o arquivo, entrar com a senha de root que o Ubuntu se encarrega do resto.



Entretanto, o grande barato disso não é a versão específica para o Firefox mas a capacidade que a comunidade está conseguindo se mobilizar para lançar cada vez versões diferentes do sistema cada vez mais otimizada para a situação do usuário. Se isso não é o foco no usuário, eu não sei o que é...



Por exemplo, será que seria impossível que a Microsoft fizesse uma versão otimizado do Office para Athlon XP?? Claro que não é! Mas para que facilitar a vida do usuário??



Falando nisso, vou catar uma versão otimizada do OpenOffice para o meu processador - quem sabe eu não acho? E isso tudo porque eu tenho preguiça de compilar os fontes!!!



Aliás, já que estamos falando de preguiça: veja o projeto Klik que permite instalar softwares no Linux com um clique apenas independente da distribuição ou de qq outro detalhe. A base de programas que permitem esse tipo de instalação ainda é pequena mas a idéia parece ser interessante.



Instalei o Picasa por ele e realmente só bastou um clique. Melhor que isso só quando eu pensar em instalar um software e o Ubuntu adivinhar...





powered by performancing firefox

Postar um comentário