5 de maio de 2011

Como se ganha dinheiro com software livre?

Para quem sempre se pergunta: como esses geeks ganham dinheiro com software livre ?

Eles ganham dinheiro quando empresários ou orgãos governamentais percebem que podem economizar muito dinheiro substituindo seus sistemas legados por sistemas baseados em software livre.

Quando estas empresas não tem pessoal com experiência no assunto ou quando a substituição é muito grande e não pode ser feita exclusivamente pelos funcionários da empresa, contrata-se uma consultoria especializada em software livre.

Consigo ver 4 tipos de serviços que estão sendo prestados no Brasil: 

Treinamento do pessoal de TI: é contratado quando a equipe de TI ainda não tem muita experiência com Linux ou quer resolver rapidamente um problema específico. Geralmente é feita durante a migração seus sistemas para ferramentas baseadas em software livre. Não só servidores Linux com Samba/LDAP mas também na implantação de outros serviços como banco de dados, wikis, intranets, etc.

Tem um serviço específico que promete se difundir muito que é a consultoria online onde uma empresa tira dúvidas específicas sobre uma ferramenta ou linguagem. Estou usando por exemplo o Alatazan para dúvidas em Python e Django e estou muito, muito satisfeito!


Treinamento do Usuário Final: necessário quando a empresa está em processo de migração do OpenOffice/LibreOffice. Tem muita gente ganhando dinheiro com isso e o mercado está muito aquecido. Imaginem treinar todos os usuários do Banco do Brasil ou de tantas outras empresas que estão migrando seus pacotes de escritório ?

A concorrência nessa área está muito grande. Haja visto o recente racha da "ONG" do BrOffice que foi desfeita, entre outros motivos, por conta dos serviços de treinamento.


Treinamento para Concursos: os professores de concursos públicos estão tendo que se virar para montar novos materiais para BrOffice e Linux. Os recentes concursos da Dataprev, BB e Serpro já estão pedindo explicitamente BrOffice e Linux nas provas. No Curso Radix, do qual sou sócio, o professor de Informática Renato da Costa é fera em Linux e BrOffice.

Implantação de Sistemas: aqui se pode ganhar MUITO dinheiro. Geralmente são as grandes empresas, tais como IBM, Canonical e Red Hat, são as contratadas para este tipo de serviço mas dá para ganhar dinheiro também nas micro e pequenas empresas que estão fartas de perderem tempo (e dinheiro) com vírus, antivírus e afins.

Exemplo: http://www.canonical.com/content/lvm-convert-10000-corporate-desktops-ubuntu-services-canonical

O mais interessante é que, a medida em que mais empresas forem utilizando esses serviços, mais profissionais estarão investindo em teste, desenvolvimento e documentação destas ferramentas e isso trará maior qualidade ainda a todos os sistemas baseados em software livre e mais pessoas passarão a se interessar por estas ferramentas.