16 de dezembro de 2009

O conto do pendrive Kingston falsificado

Perdi a vergonha e resolvi contar a todos o que me ocorreu semana passada. Estava eu passeando na Rua do Catete quando vi um camelô vendendo pendrive de 32Gb. Preço: 50 reais!! Uma barganha já que um pendrive com esta capacidade está custando entre R$100 e R$150,00.

Parei, olhei se a embalagem estava fechadinha, se tinha os logotipos e nomes iguais, etc. Fiquei receoso por conta do preço baixo mas não resisti: coloquei a mão no bolso e fechei negócio. Bobo, ainda perguntei para o camelô como ele conseguia um preço assim tão bom. Ele respondeu: "eu dou o meu jeito"...

Cheguei no escritório, abri a embalagem, coloquei o pendrive no Ubuntu e abri o GParted. Ele mostrou que não estava formatado mas reconheceu os 32Gb! Abri um sorriso e pensei: fiz um ótimo negócio.

Formatei primeiro em FAT32 e ele não reclamou. Depois reformatei em NTFS e copie um vídeo de 7Gb. Aí já começei a ficar preocupado pois a velocidade de gravação era bem menor do que eu estava acostumado. Pensei logo, por isso é mais barato! Deve ser uma versão mais antiga e talvez nem seja USB 2.0.

Ejetei o pendrive e coloquei em outro micro. Tremi! O pendrive estava vazio, nem formatado estava. Coloquei no meu micro e deu no mesmo. Sem arquivo, sem partição, só decepção.
Nessa hora, o pessoal que trabalha comigo já começou a rir e me zoar. Quem diria: o Josir, informático de longa data, cair nessa. Que vergonha!!!!!

Realmente dando uma olhada na Net, vi que existem relatos mundo a fora falando deste pendrive falso e que geralmente o original vem com um número de série na base da entrada USB enquanto que o falsificado não. Percebi também que o pendrive não estava abrindo nem fechando da mesma forma que outros Kingstons.

Enfim, achei importante deixar registrado aqui para que os incautos como eu não percam 50 pratas. Pior foi o cara que antes de mim, tinha comprado 4 do mesmo camelô. Esse deve estar se rasgando :))

12 de dezembro de 2009

Novo patch da Microsoft bagunça OLE Automation

Quem utiliza o OLE Automation com o Word está enfrentando um erro bravo ao aplicar o patches de atualização de Dezembro do MS-Office. Após a instalação do patch, qualquer aplicação que utilize OLE Automation recebe a mensagem de erro "O Word não pode iniciar o conversor MSWRD632.WPC"

Se você fizer uma busca rápida no Google, verá que a solução inicial dada pela Microsoft é ridícula: "Utilize o Word Viewer 2007" ao invés de utilizar o Word. Traduzindo: utilize o DOC apenas para leitura e se quiser alterá-lo, pare de usar o documento no formato DOC e passe a usar o DOCX. Ponto Final. Simples, não é?

Ou seja, a solução que eles oferecem é abandonar o formato DOC e deixar todas as máquinas que não tem Office 2007 sem acesso ao arquivo... Em uma instalação com 200 máquinas com Offices distintos, imaginem o transtorno!

Graças a Deus que eu já converti a grande maioria dos OLEs do Word/Excel para OpenOffice. A conversão foi justamente para evitar este tipo de problema!!

Felizmente, a correção da bagunça é simples. Tem-se que inserir uma nova chave no registro do Windows (funciona no XP, 2000, Vista e Windows 7).

Montei 2 tutoriais: um para profissionais de TI experientes e outra para usuários leigos ou com pouca experiência com o Registro do Windows.

Para os profissionais:

Para Windows 32 bits:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Applets\Wordpad

Para Windows 64 bits:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Wow6432Node\microsoft\Windows\CurrentVersion\Applets\Wordpad

Caso a chave Wordpad não exista, crie a nova chave.

Em seguida, crie uma variável DWORD com a seguinte chave: AllowConversion com o valor 1

Para quem não tem muita intimidade como o REGEDIT, segue o passo a passo:

1) Vá em Iniciar / Executar e digite REGEDIT. Navegue na árvore até achar a chave

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Applets\

2) Clique no item Applet. Dê clique-direita e escolha a opção do menu Novo / Chave. Escreva Wordpad.

3) Clique no item Wordpad recém criado, dê clique-direita e e escolha Novo / Valor DWORD

4) Digite AllowConversion no nome da variável e pressione ENTER.

5) Clique-Direita no AllowConversion, e escolha a opção Modificar.

6) Digite no campo de valor o número 1 e clique no botão Ok

Fonte: Blog do Technet