29 de abril de 2007

Primeiro encontro de usuários do Ubuntu do Rio de Janeiro



Ontem (Sábado, 28/04) fui ao primeiro encontro de usuários do Ubuntu do Rio de Janeiro. O evento foi muito legal apesar de termos poucos participantes. O pessoal do SERPRO que patrocinou o evento foi muito simpático e atenciosos. Destroem a imagem negativa de funcionário público que a mídia tenta impor a essa classe de trabalhadores.


O local escolhido, o Centro Cultural dos funcionários do SERPRO é um lugar muito aprazível, no centro da boêmia carioca (na LAPA) e lá é servido um pastelzinho de queijo sensacional. As instalações para os micros não era muito confiável mas a disposição e criativadade do pessoal superava qq dificuldade.

Pois bem, fomos nos apresentando e apesar do link Velox disponível cair a todo instante, conseguimos mostrar vários recursos do Ubuntu para quem veio aprender algo sobre o Ubuntu. Tinha muita gente que veio para instalar o Ubuntu em seus micros. O encontro foi muito informal e, talvez pela queda constante da Internet, mais conversamos sobre nossas experiências profissionais do que sobre o Ubuntu em si.



O molequinho que aparece na foto é o meu filho João Pedro que disse que queria ir pois ele também era usuário do Ubuntu. Ele só reclamou que não tinha o Alien Arena instalado para ele mostrar que existem jogos de qualidade para o Ubuntu. Nada mais justo!



Eu, como sempre, esqueci o nome da maioria do pessoal mas guardei boas lembranças do nosso papo que discorreu sobre como o treinamento dos usuários do SERPRO foi realizado e quais as dificuldades encontradas na adoção do Linux na empresa. Aprendi muito sobre os erros e acertos do processo de aprendizado realizado por eles.

Acredito que eventos como esse vêm mostrar a disposição de nós, evangelistas em Software Livre, em mostrar às pessoas como o Linux pode ser uma alternativa melhor para toda a sociedade. Um resumo desse meu sentimento se reflete no artigo recente da Carta Maior sobre a adoção do software livre no Brasil, dizendo que este sim pode ser o revolucionário bio-combustível do Brasil.

21 de abril de 2007

O Bill Gates é tão generoso...

Esta semana, vários amigos e clientes vieram me perguntar o que eu achava sobre a notícia de que a Microsoft vai vender seus programas a 3 dólares a países "em desenvolvimento". Alguns mais sarcásticos já iniciaram a conversa trombetando que o "Linux agora morre de vez", outros me perguntaram onde podem comprar os programas a este preço, etc.



Vamos com calma pessoal! Se você quer legalizar o seu Windows/Office piratão que já não consegue mais fazer atualizações automáticas no site da Microsoft, desista. Este preço só serve para lotes de mais de 100.000 licenças e está disponível apenas para governos federais.



Mas, mesmo que estivesse disponível para pessoas físicas, ele vem a versão Windows SE (Starter Edition) que é muito limitada e com uma versão reduzida do Office. Por exemplo, na versão do Windows SE, não é possível compartilhar arquivos em uma rede local, o máximo de memória que ele reconhece é 256Mb e ele limita até a velocidade de processamento!! Ou seja, quando se abre o Office, toda a memória do seu computador será consumida e ele ficará MUITO lento.



De qualquer forma, porque toda essa generosidade do Bill Gates ? Sigam o raciocínio: os governos brasileiros, europeus, asiáticos e até mesmo alguns estados americanos estão implantando Linux nas escolas. Com isso, as crianças e adolescentes estarão sendo alfabetizados digitalmente utilizando Linux. Quando crescerem, ou tiverem oportunidade de comprar um micro para suas residências, qual o sistema que irão optar? Pelo sistema que eles já estão acostumados e não terão que pagar nada ou por um sistema caro e que terão que aprender como funciona??



E quando estiverem adultos, daqui a 15 anos??? Será que eles terão o medo que os empresários têm atualmente em experimentar o Linux ?? Eles já terão experimentado o sistema na escola e, com certeza, terão menos preconceito que nós temos atualmente.



Enfim, o Tio Bill é muito inteligente e pensa longe por isso ele é o homem mais rico do mundo! Ele está abrindo mão do lucro hoje para barrar a adoção do Linux nas escolas e continuar tendo lucro no futuro.



O que vocês acham desse raciocínio ?







Powered by ScribeFire.