30 de março de 2007

TI brasileira crescerá em 2007

Essa semana foi alardeado nos meios tradicionais tais como Info Exame, etc. que a TI brasileira irá crescer 14,5%

Fico realmente impressionado com essas estatísticas e estudos feitos por essas grandes consultorias americanas. O 0,5% de precisão então me deixa realmente estupefato!



Gostaria muito de ter acesso à metodologia utilizada por eles para tentar entender como eles chegaram a esses valores. Principalmente no 0,5%! Mas mesmo se tivesse acesso, não teria coragem de questionar: já pensou pagar US$5.000 pelo estudo e constatar que ele tem erros grosseiros de metodologia ?? Queria ver quem tem coragem de dizer que o rei está nú.



Quem trabalha com pesquisa quantitativa sabe quão é difícil obter números significativos dessa ordem (sem ter o menor escrúpulo de informar uma margem de erro). Mas essas consultorias, com seu exército de homens engravatados, devem ter seus artifícios...



Deveriam inclusive ensinar ao Ministério do Planejamento e ao IBGE como recalcular melhor o PIB pois se o IDC conseguem prever o que ainda está por acontecer, deve ser fácil calcular o PIB de um ano que já passou. O difícil é ter coragem para divulgar a metodologia utilizada...







Powered by ScribeFire.

10 de março de 2007

Swiftfox - exemplo de liberdade

Ontem instalei o SwiftFox - é uma versão otimizada do Firefox para Debian e para determinados processadores. Fiz a instalação sem muito entusiasmo pois achei que a melhora de performance não seria muito notável. Ledo Engano!!!



O versão otimizada para o meu processador (Athlon XP) ficou muito mais rápido que o Firefox que vem com o Ubuntu. A diferença é gritante. O interessante é que eles têm versões para Pentium M, Athlon 64, Duron e até K6-2!!!



Para instala-lo, não poderia ser mais fácil. Clique na versão do seu processador que o pacote é baixado. A partir daí é só dar duplo-clique sobre o arquivo, entrar com a senha de root que o Ubuntu se encarrega do resto.



Entretanto, o grande barato disso não é a versão específica para o Firefox mas a capacidade que a comunidade está conseguindo se mobilizar para lançar cada vez versões diferentes do sistema cada vez mais otimizada para a situação do usuário. Se isso não é o foco no usuário, eu não sei o que é...



Por exemplo, será que seria impossível que a Microsoft fizesse uma versão otimizado do Office para Athlon XP?? Claro que não é! Mas para que facilitar a vida do usuário??



Falando nisso, vou catar uma versão otimizada do OpenOffice para o meu processador - quem sabe eu não acho? E isso tudo porque eu tenho preguiça de compilar os fontes!!!



Aliás, já que estamos falando de preguiça: veja o projeto Klik que permite instalar softwares no Linux com um clique apenas independente da distribuição ou de qq outro detalhe. A base de programas que permitem esse tipo de instalação ainda é pequena mas a idéia parece ser interessante.



Instalei o Picasa por ele e realmente só bastou um clique. Melhor que isso só quando eu pensar em instalar um software e o Ubuntu adivinhar...





powered by performancing firefox