19 de fevereiro de 2007

Vantagens do Ubuntu sobre o Windows

Tenho usado o Ubuntu há aproximadamente 2 anos e várias versões de Linux a mais de 4 anos. O objetivo inicial era substituir o MS-Windows o quanto antes. A prática me mostrou que tal tarefa não seria fácil de ser atingida. Muitos utilitários não se mostraram satisfatórios ou simplesmente os fabricantes/sites não davam a mínima para padrões abertos (leia-se Unibanco, Globo.com, Sony, etc) e por isso tive que manter uma cópia do Windows ativa.



Quem me conhece, sabe que sou um estusiasta pelo Linux e pelo movimento de software livre em geral. Entretanto sou um cara pragmático: quando preciso de uma aplicação e acho que o MS-Windows tem recursos melhores que o Linux ou que eu vou gastar mais tempo realizando uma tarefa no Linux, eu nem penso: uso Windows. Tive que pagar caro por isso - R$500,00 (que é o preço de uma licença do Windows XP).



A comparação aqui não é entre Linux e Windows. É bem mais específica: é entre Ubuntu 6.06 e Windows XP SP2. Não posso dizer se no Fedora, Mandriva, etc a coisa é tão simples assim por isso me concentrei no Ubuntu para realizar os testes.



A primeira grande vantagem é na visualização de vídeos e DVDs: no Ubuntu, vc não precisa baixar CODECs, XODECS, BUDEGs, vasculhar quinhentos sites de download para ter os CODECS habilitados no Windows Media Player. No Ubuntu, basta rodar o EasyUbuntu e o seu sistema está pronto para rodar qualquer vídeo! E olha que eu baixo vídeos - só de uma determinada série americana que eu adoro, eu tenho aproximadamente 100Gb de vídeos em mais de 50 episódios. A parte ruim: o Globo Media Center não funciona com ele. Só no Windows - pena para a Globo que perdeu um usuário.



A segunda é no quesito Games para crianças. Games para crianças??? É meu amigo, eu tenho 3 filhos: e isso é importante para o meu dia a dia. O Ubuntu vem como uma infinidade de jogos infantis que os meus filhos ficaram doidos. Estavam acostumados aqueles joguinhos do miniclip e quando viram a quantidade de jogos que tinham disponíveis, ficaram apaixonados com o Ubuntu. Até mesmo os games mais complexos rodam bem no Linux. Para instalá-los, bastou entrar no site do Ubuntu Games que o resto foi fácil. Fiz uma estatística esse mês e vi que as crianças não usaram Windows uma única vez!!!



A terceira: Instant Messangers: o software mais tradicional para fazer o chat na internet é o

Gaim. Esse programa dá de 10 a zero nos quesitos segurança e praticidade: testei ele com todos os serviços (Yahoo, Google, MSN, etc) e ele funcionou para todos. Na verdade, a minha filha é que testou primeiro. Como eu não deixava ela usar MSN (por questões de segurança), ela mesmo testou o GAIM e aprovou! Ela tem 11 anos: precisa falar mais alguma coisa...



A quarta e final: criar CDs e DVDs. A única palavra que resume tudo que o Linux tem que o Windows não tem é:

K3b. Com ele, vc gera os seus CDs e seus DVDs com muito mais facilidade que no Windows. Esqueça aqueles aplicativos limitados que vem com o seu CD-ROM (tipo Nero, Adaptec, etc). O K3B é muito mais completo e muito mais fácil de usar que todos juntos. Instalem e experimentem e depois deixem seus comentários.



Enfim, pela primeira vez eu encontrei um sistema que tenha vantagens consideráveis sobre o Windows. Mesmo depois da chegada do Windows Vista, pelo menos pelas resenhas que tenho lido, não acho que o novo sistema tenha vantagens sobre o Ubuntu nos quesitos acima mencionados.



Quem quiser ver um outro artigo parecido com esse que saiu recentemente, veja esse comparativo entre Linux e Vista