21 de abril de 2006

Cansado de InfoExame, UOL e correlatos ?



Quem está cansado de ler na Info Exame que o CIO da empresa XPTO trocou de carro, que um novo vírus pode apagar todo o seu computador e que o mundo é redondo e é lindo, uma ótima opção é a revista eletrônica Convergência Digital.

Ela aborda questões polêmicas no mundo de TI como a possibilidade da SAP receber dinheiro público para desenvolver software, de como estão as negociações reais da TV digital e outras cositas que não aparecem na mídia tradicional. Geralmente traz estatísticas interessantes e recentes sobre o mercado de desenvolvimento de software.

A propósito, o governo José Serra tem planos de acabar com o software livre nos novos telecentros que serão implantados na cidade de São Paulo. É uma conta exdrúxula que é feita mas que, no final, os novos micros vem com software da Microsoft e com isso, sobra menos dinheiro para treinamento dos monitores (menos geração de emprego), menos computadores (menos pessoas podendo utilizar o telecentro), ou seja, com apenas a Microsoft e vá saber quem mais ganhando dinheiro...

A revista pode ser acessada em:
Convergência Digital

17 de abril de 2006

Google Calendar




Finalmente, vou falar um pouco do digital. Nada como um bom fim de semana e um churrasco na Páscoa para que as ninfas da inspiração lhe façam uma visita.

Essa semana naveguei estupefato pelo Google Calendar. É uma ferramenta sensacional!

Para usar o serviço, o usuário deve ter uma conta em qualquer serviço do Google, tal como o Orkut ou o Gmail. Não é necessário instalar nenhum software no seu computador, nem fazer nenhum registro arcano, daqueles que se pede o nome do avô ou o CPF.

Pode-se agendar compromissos de modo rápido diretamente no calendário: basta clicar no dia e uma bolha, daquelas de história em quadrinho, se abre para que vc registre o seu compromisso.

O serviço é altamente customizável e permite que se cadastre calendários diversos, um para a escola, outro para os filhos e etc. É possível programar compromissos isolados, eventos que ocorrem periodicamente, disparar e-mails para vários convidados de um evento e ser avisado, por e-mail, da ocorrência de tal compromisso com a antecipação que o usuário configurar.

Entretanto, o grande barato fica na questão do compartilhamento e da colaboração - pontos fortes da Internet. É possível compartilhar um calendário com pessoas pré-determinadas, com a sua lista de contatos ou com o mundo todo!

Em menos de uma semana de estréia do serviço, já dá para perceber a presença dos brasileiros. Eu consegui localizar com muita facilidade, calendários públicos com os jogos do Brasil na Copa e com os nossos feriados! Tudo feito pelos próprios usuários do Google Calendar!!!

Imagine um médico que, a partir do site, poderá cadastrar a sua agenda on-line e enviar mensagens para os seus pacientes e para a sua secretária ? Pois é, vejam esse caso real

Um outro ponto interessante, é que a possibilidade de importar os compromissos criados no Yahoo Calendar e no Microsoft Outlook. A Google promete futuramente importar também os dados de dispositivos móveis tal como o Palm e o Blackberry. Aí vai ser show...

Uma coisa triste entretanto é que alguns brasileiros perderão o emprego: provavelmente o serviço do Elefante.com.br não aguentará o peso da concorrência (desculpem o trocadilho). Apesar de ser um serviço beta, a interface do Calendar é muito superior ao do Elefante e tem um diferencial fortíssimo no tocante à colaboração entre os usuários, recurso que, se existe, não fica patente no site do Elefante. Além disso, o serviço do Elefante é pago enquanto o do Google será grátis.

Para utilizar o Google Calendar, utilize o link http://www.google.com/calendar e entre com o seu login do Orkut /Gmail.

Veja algumas telas do serviço: